RODOANEL PARA DESAFOGAR BH
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) recebeu autorização do Ministério dos Transportes para licitar a elaboração do projeto executivo do Rodoanel Norte de Belo Horizonte. A expectativa é que o edital seja publicado até outubro. A elaboração do projeto deve demorar um ano e meio. Ainda não há previsão de quando vão começar as obras. O Rodoanel deverá ocupar um trecho de 67,5 km, cortando oito municípios da região metropolitana.
A superintendência regional do Dnit em Minas Gerais informou que está fazendo a atualização dos valores da planilha, já que os números dos projetos preliminares ficaram defasados. Em janeiro, o órgão confirmou que o projeto executivo estava orçado em R$ 3,6 milhões e a obra teria custo estimado em R$ 1 bilhão. A nova planilha deve ser encaminhada para a sede do Dnit, em Brasília, até o fim do mês, para que seja publicado o edital.
O senador mineiro Clésio Andrade (PR), que anunciou a novidade ontem em Brasília, afirmou que a ordem do Ministério dos Transportes inclui também a autorização para o projeto executivo da alça Sul do Rodoanel. No entanto, o Dnit em Minas só confirmou a elaboração do plano para a construção da alça Norte.
Clésio mostrou o que seria o traçado das duas alças. A Norte deve ligar dois pontos da BR-381, entre Betim (próximo ao viaduto da Krupp) e Sabará (altura do trevo de Ravena), formando uma alça que passará por Contagem, Ribeirão das Neves, Pedro Leopoldo, São José da Lapa, Vespasiano e Santa Luiza. Já o vetor Sul, com 35 km, sairia do mesmo ponto da 381 em Betim e atravessaria Ibirité até a BR-040, na saída para o Rio de Janeiro.
"Depois de terminar o projeto, vamos em busca dos recursos", afirmou o senador, que é presidente da Confederação Nacional dos Transportes (CNT). Ele espera que as obras comecem até 2013.
A nova ligação viária é esperança de melhoria no trânsito da região metropolitana, já que poderá servir de rota para boa parte das carretas que hoje trafegam pelo Anel Rodoviário. Para o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Teodomiro Diniz Camargos, a rodovia vai favorecer o desenvolvimento econômico das cidades. "Era preciso que a obra já estivesse sendo feita, mas, de qualquer modo, é um anúncio bem-vindo", disse.
A Fiemg acompanha há anos as negociações para a construção do Rodoanel. Segundo Camargos, empresas do polo industrial de Betim, principalmente a Petrobras e a Fiat, batalham para que a alça Sul também saia do papel.
Fonte: Jornal O Tempo
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